De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o MMORPG World of Warcraft, da Blizzard, pode oferecer um efeito positivo para o cérebro de pessoas idosas
A experiência começou com um grupo de idosos de 60 até 77 anos. Eles foram submetidos a alguns testes de memória, atenção, reconhecimento de espaço e perguntas e respostas. Depois, os grupos foram divididos: um lado foi jogar 14 horas de World of Warcraft em um período de duas semanas. O resultado foi que, os idosos que tinham resultados ruins no quesito de reconhecimento do espaço, melhoraram sua pontuação em uma nova avaliação depois de ter jogado o título da Blizzard.
"Entre os participantes que pontuaram bem em testes de funcionamento da linha de base cognitiva, não houve melhora significativa depois de jogar WoW, pois eles já estavam indo muito bem", disse o Dr. Anne McLaughlin, um dos autores do estudo, que foi publicado na revista Computers in Human Behavior. "Mas nós vimos uma melhora significativa tanto na habilidade de espaço e atenção para os participantes que apresentaram baixa pontuação nos testes de linha de base inicial."
McLaughlin também explicou porque World of WarCraft foi o escolhido, entre tantos outros jogos que poderiam fazer parte do estudo. "Nós escolhemos o World of Warcraft porque ele tem atributos os quais sentimos que podem produzir benefícios, é um jogo cognitivamente desafiador em um ambiente socialmente interativo, e que sempre apresenta situações novas ao usuário", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário