quinta-feira, 1 de março de 2012

O PlayStation 4 deixa de lado o processador Cell, dizem as fontes, o que nos leva a algumas teorias

O PlayStation 4 não vai usar o processador Cell da Sony nem qualquer possível sucessor do chipset que foi introduzido ao mundo através do PlayStation 3,dizem fontes da indústria.

O que estamos ouvindo a partir de fontes, e seguindo um rumor da Forbes na semana passada, é que a fabricante de chips AMD faria o chip gráfico para um PS4.

O abandono da arquitetura do Cell iria emocionar os muitos desenvolvedores de jogos que têm lutado com o chipset complexo do PS3, mas também poderia ser visto como a admissão de um erro.

O Cell foi o projeto de estimação do criador do PlayStation Ken Kutaragi, que sonhou que o chip, faria o PS3 o console de jogos maiS impressionante que nunca.

Mas o Cell não foi o que a Sony esperava. Ela também nunca conseguiu fazer o PS3 parecer ser significativamente mais poderoso do que o Xbox 360.

Mas com ou nenhum sucessor do Cell no PS4, o que a Sony pode fazer? Aqui é onde a informação se transforma em especulação. Uma teoria que ouvimos é que a AMD irá proporcionar tanto a CPU e GPU para o PS4, o que significa que a AMD e não a Sony, projetaria o processamento principal e chips gráficos para a máquina. Se a AMD fizesse isso, eles poderiam fazer uma arquitetura AMD Fusion, o que coloca o CPU e GPU no mesmo chip. A AMD já está apostando suas fichas com isso (um exemplo a ser considerado é o MacBook Air),o que permitiria a Sony recorrer a desenvolvedores e dizer: você pode trabalhar com a arquitetura do PS4 agora, basta trabalhar em um chip AMD Llano ou algo assim .

Será que os desenvolvedores gostariam disso? Eles iriam preferir isso ao invés de trabalhar com o Cell. O que você sabe aqui é que um dos melhores programadores da história dos jogos, John Carmack, disse em uma entrevista que a arquitetura AMD Fusion é "quase uma conclusão precipitada "para o futuro da computação.

Um representante da Sony se recusou a comentar sobre esta história, citando a política da empresa de não comentar sobre rumores e especulações.

A Sony nem sequer reconheceu a existência do PlayStation 4 quanto mais detalhar o seu sistema. No entanto já estamos começando a ouvir informações sobre a próxima geração da Sony. É tudo muito vago, como os rumores do próximo Xbox, de codinome Durango.
A Mas se o chipset para o PS4 é realmente o que os rumores dizem que já existe, então os aspirantes desenvolvedores para o PS4 podem encontrar-se capaz de trabalhar com uma estrutura mais rápida do que o esperado. E se a Microsoft anunciar seu próximo console para 2013, pode ficar certo que a Sony irá lançar seu PS4 mais cedo do que esperávamos.
imagem
imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário