domingo, 26 de fevereiro de 2012

Windows 8 nos tablets terá processadores da Nvidia, Qualcomm e Texas Instruments

Tablets com Windows 8 serão rodados em dispositivos com processadores da Nvidia, Qualcomm e Texas Instruments. As três companhias participaram do desenvolvimento da versão WOA (Windows on ARM) do sistema operacional. Além dos tablets com Windows, os processadores dos três fabricantes serão usados em notebooks e PCs com a nova versão do sistema.


Windows 8 foi desenvolvido em parceria com fabricantes de processadores ARM

Segundo a Microsoft, foi necessário buscar a parceria de vários fabricantes de processadores com design ARM devido a variedade de desempenho e capacidade entre os diversos chips. Embora a Nvidia, Qualcomm e TI licenciem um mesmo design da ARM Holdings para seus processadores é comum que os produtos finais apresentem diferenças sensíveis entre si.

Por isso que, segundo um dos líderes do processo de desenvolvimento do Windows para ARMs, Steven Sinfosky, a Microsoft resolveu expandir a base de fabricantes de hardware. "Não há uma experiência única com ARMs e como vimos com outros sistemas operacionais, mesmo um determinado tipo de processador ARM, combinado com diferentes componentes, drivers e software, pode trazer diferentes níveis de performance ou qualidades", declarou no blog do Windows.

A Microsoft pode acabar com a sua dependência dos processadores Snapdragon da Qualcomm quando o assunto é mercado móvel. Até o momento, todos os Windows Phone a partir da versão 7.0 foram otimizados para modelos específicos da Qualcomm.

Com a chegada de novos fabricantes, as versões móveis do Windows poderão ganhar em competitividade, uma vez que a tendência é que os preços sejam cada vez mais baixos em virtude da competição.

Segundo a Microsoft, independente do modelo de processador que o tablet ou PC carreguem, o Windows 8 foi desenvolvido para oferecer o mesmo nível de qualidade. A ideia é que o usuário não perceba, através do uso do sistema operacional, qual é a arquitetura ou fabricante do chipset.

Nenhum comentário:

Postar um comentário