Um novo estudo realizado nos Estados Unidos diz que,
contrário ao senso comum, jogar games violentos torna as pessoas mais
sensíveis, e não o contrário.
Cientistas de universidades em Nova York, Michigan e Texas
testaram várias pessoas depois de elas terem jogado o game de tiro em primeira
pessoa Operation Flashpoint: Cold War Crisis, e descobriram que os
participantes se tornavam mais aptos a sentirem culpa.
"Os participantes foram, primeiro, aleatoriamente
designados a jogar o game ou completar uma tarefa de memória. Depois, os
participantes foram aleatoriamente designados a uma condição de culpa (jogar
como terrorista/lembrar de atos que induzem à culpa) ou uma condição de
controle (jogar como soldado da ONU/lembrar de atos que não induzem
culpa", diz a descrição da pesquisa. "
"Os resultados do estudo indicam várias descobertas
importantes. Primeiro, os resultados atuais
replicam pesquisas anteriores que indicavam que comportamentos imorais
virtuais são capazes de produzir culpa. Segundo, e mais importante, a culpa
causada pelo jogo levou a um aumento específico na saliência de fundamentos
morais violados. Essas descobertas indicam que cometer comportamentos virtuais
"imorais" em um videogame podem levar a uma sensibilidade moral
aumentada no jogador".
Os pesquisadores levantam a hipótese de que, baseado nessas
descobertas, o contato com esse tipo de comportamento "imoral" em
games pode trazer benefícios sociais.
FONTE:GameVicio
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