terça-feira, 1 de julho de 2014

Estudo: games "imorais" sensibilizam as pessoas e podem ter benefícios

 Um novo estudo realizado nos Estados Unidos diz que, contrário ao senso comum, jogar games violentos torna as pessoas mais sensíveis, e não o contrário.
Cientistas de universidades em Nova York, Michigan e Texas testaram várias pessoas depois de elas terem jogado o game de tiro em primeira pessoa Operation Flashpoint: Cold War Crisis, e descobriram que os participantes se tornavam mais aptos a sentirem culpa.
"Os participantes foram, primeiro, aleatoriamente designados a jogar o game ou completar uma tarefa de memória. Depois, os participantes foram aleatoriamente designados a uma condição de culpa (jogar como terrorista/lembrar de atos que induzem à culpa) ou uma condição de controle (jogar como soldado da ONU/lembrar de atos que não induzem culpa", diz a descrição da pesquisa. "
"Os resultados do estudo indicam várias descobertas importantes. Primeiro, os resultados atuais  replicam pesquisas anteriores que indicavam que comportamentos imorais virtuais são capazes de produzir culpa. Segundo, e mais importante, a culpa causada pelo jogo levou a um aumento específico na saliência de fundamentos morais violados. Essas descobertas indicam que cometer comportamentos virtuais "imorais" em um videogame podem levar a uma sensibilidade moral aumentada no jogador".

Os pesquisadores levantam a hipótese de que, baseado nessas descobertas, o contato com esse tipo de comportamento "imoral" em games pode trazer benefícios sociais.
FONTE:GameVicio

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